Imprensa Universitária é fechada e Categoria intensifica o movimento rumo a Greve Geral

07/11/2016

O Comando Local de Greve da UFMG fechou o prédio da Imprensa Universitária, na manhã desta segunda-feira, dia 7 de novembro, após a Assembleia na Faculdade de Farmácia, no campus Pampulha. As ações fizeram parte da intensificação do movimento paredista rumo a Greve Geral, no dia 11 de novembro, que pretende barrar os ataques à Educação, Saúde e à Categoria feitos por meio da PEC 241 (55 no Senado) e a quebra do acordo da Greve de 2015.

O fechamento da Imprensa Universitária também foi uma resposta às tentativas de retaliação, perseguição e assédio aos Trabalhadores da unidade que participam do movimento paredista. Durante a atividade, a Direção do SINDIFES reafirmou o seu posicionamento de não aceitar quaisquer ameaças ao direito de Greve dos TAE.

Estudantes denunciam ameaça de estupro na Farmácia

Durante a Assembleia na Faculdade de Farmácia, também nesta segunda-feira, estudantes da unidade denunciaram que estão sendo ameaçadas por alunos contrários à ocupação. Segundo elas, alguns alunos exigiram o fim da ocupação do prédio e disseram que caso não fosse acatado, iriam entrar e violentar as mulheres.

O SINDIFES irá exigir que a administração central apure o caso e puna os responsáveis. “Pedimos que elas nos envie os prints e nos encaminhe as mensagens de ameaças. Vamos enviar para a reitoria e cobrar a punição. Também queremos reforço da segurança na universidade”, explicou a coordenadora geral do SINDIFES, Cristina del Papa.

O SINDIFES tem apoiado os movimentos de ocupação que inciaram após a Greve dos Técnico-Administrativos que alertou a Comunidade Universitária, em agosto, para os impactos da PEC 241. O apoio da Categoria tem sido fundamental e evitado o agravamento dos conflitos.

Greve Geral no dia 11

O Comando Local de Greve está organizando as atividades do dia 11 de novembro. É importante que todos estejam mobilizados e preparados para o dia, que fará parte de uma grande mobilização nacional contra a PEC 241, a reforma do Ensino Médio, a reforma da Previdência e outros ataques aos Trabalhadores.

O SINDIFES irá divulgar o calendário de atividades assim que finalizado.