Moção de Apoio às Ocupações de Estudantes da UFVJM

04/11/2016

Os trabalhadores Técnico-Administrativos em Educação da base do SINDIFES, entidade representativa de 11 mil trabalhadores, reunidos em assembleia geral da Categoria no dia 27 de outubro, na Reitoria da UFMG, vem apresentar Moção de Apoio às Ocupações de Estudantes dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM), nos campi de Janaúba, Unaí e Diamantina.

As Ocupações Estudantis estão ocorrendo nas áreas acadêmicas em centenas de escolas de ensino médio e universidades públicas em todo o Brasil, por alunos/as insatisfeitos/as com a política do governo brasileiro para a área da educação, e tem se dado de forma ordeira e pacífica. Há um crescente e importante movimento da juventude ocupando espaços públicos para denunciar retiradas de direitos constitucionais e discutir política, economia e educação. A organização horizontal, as práticas democráticas e socializantes e o modelo de autogestão, bem como a união em coletivos, estão ressignificando a política brasileira. Este pode ser o mais significativo movimento político do país nesta década e deve ser apoiado pela justeza do mesmo e pela importância do momento histórico do qual os estudantes têm sido protagonistas.

As manifestações são legítimas e demonstram a preocupação da juventude com as perdas decorrentes da Proposta de Emenda Constitucional – PEC 241(55) e da Medida Provisória do Ensino Médio, editada sem qualquer debate com a sociedade, e que podem impactar negativa e irreversivelmente o futuro das novas gerações. Entendemos que a formação política e social é parte da construção da cidadania, sendo essencial no aprendizado dos jovens que ingressam em uma instituição pública de ensino superior.

A defesa de uma sociedade justa, que busque mecanismos de superação das desigualdades históricas e a inclusão das classes populares, sempre alijadas de direitos básicos de cidadania, devem ser o norte das instituições públicas de ensino superior. Embora os transtornos temporários decorrentes das ocupações, é necessário que as administrações promovam um diálogo que possa proteger a integridade física e mental dos estudantes, resguardar as instituições e seu patrimônio e contribuir para a sobrevivência digna das universidades públicas, garantindo a melhoria nas condições de ensino, pesquisa e extensão e o seu funcionamento pleno.

Belo Horizonte, 4 de novembro de 2015

TRABALHADORES TÉCNICO-ADMINISTRATIVOS DA BASE DO SINDIFES