TAE da UFMG deflagram Greve contra quebra de acordo e PEC 241

31/10/2016

Os Técnico-Administrativos em Educação da UFMG deflagraram Greve contra a quebra de acordo e a PEC 241 (no Senado PEC 55) na manhã desta segunda-feira, dia 31 de outubro, durante a Assembleia na Escadaria da Reitoria, no Campus Pampulha.

Na pauta da Greve Nacional, ainda estão a luta contra o PL 4567/16, a reforma da previdência e as reformas trabalhistas. Com a deflagração da Greve na base do SINDIFES, já são 34 entidades com o movimento paredista instalado.

A orientação para os TAE é que participem das atividades que serão convocadas pelo comando de greve, pois a intenção é ocupar a universidade e construir um movimento forte e articulado junto aos estudantes e professores.

Informe sobre a decisão do STF em relação ao movimento grevista

A coordenadora geral do SINDIFES explicou que a decisão do Supremo Tribunal Federal (STF) sobre a permissão do corte de ponto dos servidores grevistas não tem aplicação imediata. “Primeiro o Acórdão tem que ser publicado. Depois ainda há o Embargos de Declaração, que é um instrumento jurídico que podemos utilizar para questionar a decisão, que vai contra o direito constitucional do trabalhador fazer greve”, explicou.

Para ela, a decisão é uma tentativa de acabar com os movimentos de resistência que estão acontecendo no país contra a PEC 241 e demais ataques aos trabalhadores. A direção do SINDIFES publicou um nota sobre a decisão, clique aqui para acessar o documento na íntegra.

Informe sobre as ocupações na UFMG

Os CAD I e II, a Arquitetura, FAE, IGC, Letras e Belas Artes estão ocupadas pelos movimentos estudantis contra a PEC 241. Na última sexta, a direção do SINDIFES visitou as ocupações e fez uma doação de alimentos.

Nesta segunda, às 16h, haverá uma Assembleia da Comunidade Universitária da Arquitetura; e às 18h, a comunidade da Faculdade de Direito se reúne para articular o movimento de luta.

PEC da morte será tema de aulão no Dia de Finados

Na quarta-feira, dia 2 de novembro, às 17h, será realizado um Aulão Público para desconstruir os argumentos de validação da PEC 241/16. O evento é organizado pelos estudantes da FACE-UFMG. Clique aqui para mais informações.

Próximas atividades e instalação do Comando de Greve

O comando de greve será instalado nesta terça-feira, após às 10h (devido a atividade do estudantes no ICEX-UFMG), na Casa do SINDIFES.

A Assembleia da quinta-feira, dia 3 de novembro, foi movida para o hall do ICEX-UFMG às 9h, e às 10h, se torna unificada com Estudantes e Professores. (informação atualizada no dia 1/11 às 12h30)