SINDIFES FASUBRA Central Única dos Trabalhadores

Assembleias e atos marcam o Dia Nacional de Luta em Defesa da Educação na base do SINDIFES

24/10/2016
Impressão amigávelImprimir Gerar PDFPDF




Na luta contra a PEC 241/16, os Técnico-Administrativos em Educação da UFMG realizaram, na manhã desta segunda-feira, dia 24 de outubro, uma Assembleia Sindical Geral para discutir e avaliar a retomada do movimento grevista em defesa da Educação. Estudantes da universidade, que participam das ocupações, estiveram presentes para unificar as ações e vozes contra a PEC.

A assembleia fez parte da Paralisação Nacional em Defesa da Educação convocada pela FASUBRA e com adesão de todas os sindicatos de sua base. No CEFET-MG está marcada uma Assembleia para às 13h30, no prédio administrativo do Campus I; na UFVJM os atos começaram cedo, no Largo Dom João e seguem até às 17h, quando será realizado um debate sobre os impactos da PEC 241/16 e da MP 241/16; no IFMG uma ato contra a PEC mobilizou toda a comunidade universitária do Campus São João Evangelista e os TAE da Reitoria, participam, às 16h, da audiência pública sobre os Impactos da PEC 241/16 nas políticas públicas do Estado - junto com trabalhadores da UFMG e CEFET-MG.





Informe nacional


Após a orientação da FASUBRA para que as bases façam assembleias e deliberem indicativos de Greve em defesa da Educação ficou o questionamento de que a instalação do Comando Nacional de Greve será tardio, pois a data marcada, 31 de agosto, possivelmente será após a votação da PEC 241/16. A assembleia ainda avaliou que a Federação perdeu a chance de barrar a votação, antes do 1º turno, ao não encaminhar a Greve em Agosto, aumentando a necessidade de mobilização para reverter o quadro.

Também foi avaliada a tramitação da PEC 241/16, votada em primeiro turno, e que deve ser votada, em 2º turno, até o dia 27. Considerando ainda, a suspensão do último movimento paredista, no dia 11 de outubro e todo o desgaste gerado, a Categoria optou por encaminhar uma nova Assembleia, para o dia 27 de outubro, quinta-feira, às 13h30, no Saguão da Reitoria, para a deliberar sobre um indicativo de Greve para o dia 31 de outubro.


Estudantes ocupam CAD I e FAE para barrar a PEC


Estudantes que participam das ocupações do CAD I e a FAE-UFMG contra a PEC 241/16 estiveram na Assembleia e declararam o apoio ao movimento dos TAE, inclusive o grevista que foi iniciado em agosto e suspenso neste mês.


Na visão deles, a Greve dos TAE foi fundamental para acordar a Comunidade Universitária para os ataques à Educação e após as mobilizações dos TAE, estudantes e professores passaram a olhar atentamente para a PEC.


Audiência Pública sobre a PEC 241/16

A pedido da CUT-MG, do SINDIFES e de outras entidades a Assembleia Legislativa realizará uma Audiência Pública sobre a PEC 241/16, nesta segunda, dia 24 de outubro, às 16h. A coordenadora geral do SINDIFES, Cristina del Papa, estará na mesa, representando a Categoria.


CUT-MG convoca ato para o dia 25/10


A CUT-MG e demais centrais sindicais convoca todos os trabalhadores para participarem, na próxima terça, dia 25, às 17h, do Ato contra a PEC 241 - Em Defesa da Saúde e da Educação, na Assembleia Legislativa de Minas Gerais.


Greve Geral no dia 11 de novembro


No dia 11 de novembro, a CUT e demais centrais sindicais estão convocando os trabalhadores para o “Dia Nacional de Greve e Paralisação”, com o objetivo de chamar a atenção do País para os riscos que corre a classe trabalhadora com o avanço da reforma da Previdência e Trabalhista e da PEC 241/16.


Falecimento de Jair Pereira dos Santos


Foi feito um minuto de silêncio em memória do Jair Pereira dos Santos, trabalhador técnico-administrativo, aposentado da Escola de Engenharia da UFMG. “Seu Jair”, como muitos o chamavam, foi um defensor da isonomia salarial entre os poderes e participou ativamente do movimento sindical. Ele faleceu no último final de semana, na madrugada de sábado para domingo.


Encaminhamentos aprovados


  • Orientação para a Categoria participar do Ato em Defesa da Educação e da Saúde, dia 25/10, às 17h, na Assembleia Legislativa de Minas Gerais;

  • Assembleia Sindical Geral, dia 27 de outubro, às 13h30, no Saguão da Reitoria da UFMG;

  • Orientação para que a Categoria participa das atividades da Semana do Servidor na UFMG;

  • Aprovada a participação nas atividades do dia 11 de novembro convocadas pela CUT.


Sistema Jurídico






  

Sindicato dos Trabalhadores nas Instituições Federais de Ensino Universidade Federal de Minas Gerais CEFET-MG Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri Instituto Federal de Minas Gerais
Desenvolvimento: DataForge | Najla Mouchrek      | 2014 | Sindifes | Todos os direitos reservados